domingo, 17 de fevereiro de 2013

Diferenciando dons espirituais e talentos


Bom dia queridos! Hoje, como combinado, iremos falar mais um pouco sobre os dons e os talentos. Por muito tempo eu pensei que estes dois significassem a mesma coisa. Porém, depois de muita leitura à respeito do assunto, estudo e conselhos de quem é mais experiente descobri que, na verdade, se tratam de dois sujeitinhos diferentes.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Ximenes, a definição de dom:

1 Dádiva, presente; 2 Dote ou qualidade natural; 3 Merecimento; 4 Poder, privilégio.

E a definição de talento:

2 Aptidão natural; 3 Capacidade adquirida.

Este é o significado segundo a tradução da língua portuguesa para dom comum. Gosto da definição de que dom é um tipo de qualidade natural, já que talento é uma capacidade que pode ser adquirida, mas o que vamos enfatizar nestes posts em relação à dom, são os dons espirituais. Portanto, vamos resumir desta forma: dom espiritual é a habilidade que e o Espírito Santo dá à todos os cristãos para servi-lo de diferentes maneiras e talento é a aptidão para algo que o ser humano desenvolve durante sua existência.

Dons espirituais

Quando cremos no Senhor Jesus nos tornamos parte do Seu corpo. A Palavra diz que cada cristão é como um membro que compõe o corpo, no qual o cabeça é Cristo. No corpo cada membro tem uma função importante, e ao exercer tal função, o membro beneficia todo o corpo.

Num dia, ainda muito pequena, cri no Senhor Jesus e tornei-me parte do Seu corpo. Através do Espírito Santo recebi um precioso dom, e assim é com todos os cristãos. Cada cristão têm um ou mais dons espirituais, no qual o objetivo é a edificação do corpo.

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todas a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.”
Romanos 12.4-6a     

Os dons são muitos e diferem um do outro. Porém a bíblia deixa bem claro que “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministério, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos” (1 Coríntios 12.4-6). Estes dons são distribuídos pelo Espírito Santo como Ele quer (1 Co 12.11), e é por ser uma dádiva concedida pelo Espírito que o mundo não pode receber os dons espirituais, pois o mundo não o conhece! De forma alternada, são muitos os textos bíblicos que relatam os dons espirituais e suas funções no corpo. Para facilitar a identificação e compreensão de alguns dons, irei nomeá-los abaixo numa lista representativa:

Listando os dons espirituais

Administração: Capacidade de guiar, dirigir, liderar e cuidar da igreja.

Apostolado: Capacidade de servir como missionário ou outro representante especial de Deus.

Discernimento: Capacidade de distinguir verdadeiras e falsas fontes da revelação.

Evangelização: Capacidade excepcional de conquistar outros para o Senhor.

Exortação: Capacidade de encorajar, consolar e admoestar outros de maneira construtiva.

Fé: Capacidade de acreditar no poder que Deus tem para atender necessidades especiais.

Doação: Capacidade de fazer contribuições excepcionais de seus próprios recursos materiais para outros crentes.

Hospitalidade: Capacidade de receber os viajantes que necessitam de alimento e abrigo.

Misericórdia: Capacidade de oferecer consolo e bondade aos aflitos.

Milagres e Curas: Capacidade de realizar atos de cura e de restaurar a saúde sem o emprego de meios naturais.

Pastor/Mestre: Capacidade de liderar, proteger, guiar, ensinar e cuidar dos membros do corpo de Cristo.

Profecia: Capacidade de entender e comunicar uma mensagem imediata de Deus ao seu povo.

Serviço: Capacidade de identificar as necessidades de outros e ajuda-los a enfrentá-las.

Ensinar: Capacidade de entender as implicações da revelação de Deus para a vida diária, e de guiar outros para que entendam e vivam a verdade de Deus.

Línguas: Capacidade de falar em linguagem desconhecida [espiritual].

Interpretação: Capacidade de entender e explicar as palavras de alguém que fala outras línguas.

Conteúdo de RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2008.

Neste mesmo Comentário, um adendo enfatiza o fato da lista acima ser representativa e não definitiva, pois qualquer coisa que o crente possa fazer que contribua com a edificação do corpo “é manifestação do Espírito”, o exercício de um dom que é útil para proveito de todo o corpo de Cristo.

Portanto queridos, os dons espirituais nos são dados para que possamos servir, edificar e cooperar uns com os outros visando o crescimento saudável do corpo. Também nos tornam aptos para toda boa obra que glorifique ao Senhor e acrescente mais membros ao corpo.

Os talentos

O significado de talento não é o mesmo de um dom, porém a finalidade no reino de Deus é sempre é a mesma: glorificar à Ele. Os talentos não são dados especificamente aos cristãos, como os dons espirituais. A graça comum, que é a graça de Deus que abrange todas as pessoas, crentes ou não, dá aos homens aptidões e capacidade para fazer algo. É o que acontece quando alguém tem ou desenvolve um talento para tocar um instrumento, por exemplo. Temos aptidões em diversas áreas: humanas, exatas, nas diversas expressões de artes, aptidão para escrever, falar em público, se relacionar bem com as pessoas... Todas estas aptidões que o ser humano tem como natural, ou seja, adquire e a torna parte de si compõem as diversas formas de atuação na sociedade: profissional, hobbys, e até fazem com que as pessoas adquiram dinheiro e sucesso.

Apesar das múltiplas formas de aplicação dos talentos, é um erro termina-los na satisfação humana. Deus dá os talentos não para envaidecer o homem, mas para edificar a sociedade em que o indivíduo está inserido. E o propósito final culmina na glorificação do nome do Senhor, através do amor e serviço.

Quem tem uma aptidão para matemática, por exemplo, pode aplicar este talento em benefício do próximo dando aulas de reforço. Um médico pode ser também voluntário numa ação social para com a comunidade. Quem tem habilidade em lidar com crianças pode visitar casas-abrigo e orfanatos e dedicar um tempo de qualidade a elas. Aquele que toca um instrumento pode ensinar outro a tocar também. Os talentos nos permitem servir com nossas aptidões uns aos outros e quando cristãos e não cristãos utilizam seus talentos em amor ao próximo, o Senhor se alegra!

Como aprendemos na parábola dos talentos (Mateus 25.14-30), não devemos enterrar nossos talentos em nós mesmos, com medo de utilizá-los, com receio da sua “importância” ou por egoísmo. Se você tem um único talento, não importa que tipo de aptidão seja, Deus deseja que você aplique seu talento de alguma maneira benéfica para outras pessoas em amor. Quando aplicamos os nossos talentos no serviço à Deus (que não se limita só à igreja de Cristo, mas ao próximo), criamos a perspectiva de adquirir mais talentos para servir mais e melhor. Utilizar os talentos faz que estes se multipliquem!

O maior de todos os dons – 1 Coríntios 13

Nada do que façamos sem amor, vale a pena! O apóstolo Paulo escreve em sua carta aos cristãos de Corinto e a nós:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, seria como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei! Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá” vv. 1-3

Simplesmente ter dons espirituais e talentos que o ajudam a servir não tem valor algum se não forem oferecidos com amor. Não é uma questão de gostar do que faz, mas de fazer com amor! É por ter dons e não utilizá-los com amor que muitos cristãos se deixam esfriar, e é por possuir talentos preciosos e não utilizá-los com amor que muitas pessoas se sentem vazias e tristes. Não importa o quão bem apliquemos nossos dons e talentos, independente do anseio de glorificar o nome do Senhor Jesus (1 Co 10.31), se não tivermos o amor nas nossas ações, atitudes e anseios, tudo isto se tornará superficial.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” vv. 4-6

Não conseguirei ensinar meu irmão se não for paciente. Não repartirei o que tenho se não tiver bondade. Se tenho amor, não invejarei o dom ou talento do meu próximo e não exaltarei o meu, comparando-me com os outros. Não vou usar meu talento para interesse pessoal. Não vou me irar nem me ofender se não for “reconhecido”, e não vou guardar rancor daquele que desprezou o meu serviço. Não me contentarei em ver a injustiça e a mentira, mas utilizarei meu dom e talento para denunciar a corrupção e anunciar a verdade de Cristo! Não enterrarei meu dom e talento por nada que me façam ou pelo que eu enfrente, porque tudo o que faço é com amor, e o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”
João 3.16

Deus deu o seu único Filho para morrer em nosso lugar por causa de nossos pecados, porém o texto não diz apenas que Ele deu Seu Filho, mas enfatiza que Ele deu-O porque  “amou tanto o mundo”. Sem amor não haveria sacrifício, não haveria perdão e nem justificação. Foi por amor que Jesus se entregou, e Ele espera que façamos uso dos dons e talentos não apenas com boas intenções, mas com amor!

Convido você a repensar suas motivações: Você tem um dom espiritual ou um talento no mínimo. O que ainda é necessário para que você exerça-os da forma que Deus espera? Falta amor? Ou talvez você não soubesse o que os dons e talentos realmente significam? Agora que sabe, não enterre seus dons e talentos em si mesmo. Jesus nos deu o exemplo e convida a colocar-nos na posição de servos. Repense suas ações, o que te motivou até aqui e se têm realmente sido suficiente. Ore pedindo a Deus para que com Seu Espírito lhe mostre aonde precisa ser trabalhado por Ele e busque conhecer a vontade Dele para você.

Que sejamos bons mordomos dos dons espirituais e talentos!

Abraços,
Carol


Nenhum comentário: