sábado, 14 de julho de 2012

Desmistificando a Graça Barata!


 Hoje, em muitos lugares, a mensagem da cruz tornou-se contundente. Algum afirmam salvação sem ao menos ter ideia do que significa ser salvo! Outros ainda vão mais longe ao relacionar salvação à religião ou à medida de "bondade" atingida por cada indivíduo. Para muitos, aqueles merecedores do inferno são os tais assassinos, ladrões, malfeitores... Sim, estes alguns que, sentados em gabinetes roubam dissimuladamente o povo, podem aparecer nesta lista de eternos condenados. Indo na direção oposta desta linha de raciocínio, hoje trago este post na missão de desmistificar esta "graça" barata que vem sendo disseminada na sociedade brasileira.   

 À quase um mês atrás participei de um encontro no qual o pastor Ariovaldo Ramos foi convidado a ser o orador. O tema da mensagem daquela noite era exatamente este: A Graça Barata! Mas, o que é exatamente graça? Ao invés de responder prontamente a esta questão, quero convidá-los a examinar comigo o que o Espírito Santo nos falou através da vida do seu servo naquela noite de 15 de Junho.

 Ao contrário do que muitos pensam, graça não é simplesmente "favor não merecido". Esta graça a qual os apóstolos pregaram à igreja primitiva não se limita apenas à Deus nos fazer o favor de enviar Seu Único Filho, mesmos que não merecêssemos, para morrer em nosso lugar. A graça de Deus começa muito antes do calvário... Ela começa em Jesus!

Desde o momento em que nossos pais, Adão e Eva pecaram, a humanidade caiu em completo declínio . Vamos utilizar uma figura de linguagem: Logo abaixo, a balança de pesagem na qual um dos pratos é a humanidade, representa a relação de Deus com a sua criação antes da entrada do pecado no mundo.


 Havia um lindo jardim chamado Édem. Nele Deus havia plantado toda espécie de árvore frutífera e deu de todas elas para que o homem se alimentasse, exceto uma: a árvore do conhecimento do bem e do mal.  Adão e Eva desobedeceram à ordem de Deus quando comeram do fruto da árvore proibida. Foi por conta da desobediência que o pecado entrou no mundo, fazendo isto na relação de Deus com a sua criação:

É impossível existir se não estivermos em Deus! A criação existia em Deus e na relação que tinha com Ele no início, mas quando o pecado entrou na humanidade, este fez com que a nossa relação com Deus fosse desestabilizada, tornando impossível o acesso dos homens à Deus. Era exatamente neste ponto em que o homem deveria ter deixado de existir em Deus, e consequentemente ser exterminado. Porém é neste momento que começamos a ver os primeiros sinais da graça se manifestando entre os homens. 

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram".
João 1:1-5

Quando João escreve os primeiros versículos de seu livro, ele se refere à Jesus. Jesus estava no princípio com Deus, e era Deus (princípio da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo). Ao contrário do pensamento popular, o plano de salvação não começou em meados do antigo testamento, quando o homem "extrapolou a medida de pecado" e Deus viu a necessidade de fazer alguma coisa para não ter todo o trabalho para criar o mundo perdido! O plano para salvação dos homens entrou em ação quando Jesus tomou a cruz séculos antes da sua crucificação. Ele a carregou desde o princípio, fazendo com que a balança desigual fosse nivelada, pois o Santo de Deus no qual não há pecado assumiu a nossa culpa.  


  Ele veio carregando a cruz e sustentando a humanidade durante séculos, até finalmente plantá-la no Gólgota, lugar onde fora crucificado.

"Todavia, Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos".
Efésios 2:4 e 5

  São 4 os estágios da verdadeira Graça de Deus. Esta primeira graça descrita em Efésios 2 chama-se Graça Mantenedora  (conhecida também como Graça Comum). A graça mantenedora é a graça com a qual Deus preserva a vida dos homens, tornando possível a existência. É pela graça mantenedora que até mesmo aqueles que ainda não creem na obra salvadora de Cristo na cruz estão vivos e desfrutam da bondade que Deus, que na prova de que é Verdadeiro, emprestou aos homens. É por conta desta bondade manifesta já na graça mantenedora, que até mesmos os "descrentes" podem desfrutar da criação, pensar, ter bom censo, amar, agir com justiça... Tudo porque Deus emprestou Sua bondade aos homens.

  O segundo estágio, ou segunda graça é a graça para qual Deus quer que todos vá: A Graça Salvadora!

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus"
Ef. 2:8

 Esta é a graça de Deus na qual está fundida o plano de Salvação para o homem por meio da fé no sacrifício de Jesus Cristo. Porém, iremos desmistificar um conceito levantado por nós mesmos sobre salvação. Quando se fala em salvação, muitos pensam somente no crer: Crer que existe um só Deus, que Jesus Cristo morreu e ressuscitou dos mortos, que Ele vive... A própria Bíblia diz que "até os demônios crêem e tremem" - Tiago 2:19. Mas neste mesmo texto, Tiago, no versículo 26 diz: "Assim como o corpo sem espírito está morto, a fé sem obras está morta"! A salvação não se consuma apenas na , mas também nas obras/ação, e a primeira ação da graça salvadora na vida de um indivíduo é o ARREPENDIMENTO (Notaram como tenho falado bastante sobre isto?).

  Esta graça leva-nos a nos arrepender de quem somos na nossa natureza humana caída pelo pecado. Todo o bem que praticamos, como já foi dito, é emprestado de Deus, mas a nossa natureza caída está condicionada a fazer tudo o que é contrário à natureza de Deus, e se Deus é bondoso, a nossa natureza contrária está destinada a praticar a maldade. Esta natureza queridos, iguala todos nós seres humanos ladrões ou não, assassinos ou não, pois a maldade está no DNA do homem caído, o que acontece é que alguns abandonaram a graça mantenedora e a bondade emprestada de Deus para praticar a maldade que já está na sua natureza caída. Aqui colocamos por terra a ideia de que o inferno é apenas para aquela lista seleta de indivíduos mencionados no topo. Se o que o que nos condena é o pecado, e se todos pecamos (Romanos 3:23), então o inferno é para todos nós!

 Espero que alguém ai não tenha ficado escandalizado com a declaração à cima, pois é a mais pura verdade! É por esta razão que a graça salvadora age com o arrependimento: Sem arrependimento não há perdão de pecados. Pois bem, já falei que arrependimento não limita-se num sentimento? Lembre-se de que o arrependimento é a primeira ação da graça salvadora, portanto a ação do arrependimento não pára num sentimento. 

 A graça salvadora não é obtida por meio de obras "para que ninguém se glorie" - Ef. 2:9 - mas as obras acompanham a fé. Esta graça é obtida porque somos pecadores e precisamos nos arrepender para sermos salvos. Deus odeia o pecado, e não há como vivermos eternamente com Ele permanecendo na velha natureza caída. Portanto, a segunda e importantíssima ação da graça salvadora é o nascer de novo! Somente morrendo para a velha natureza humana e nascendo transformados na nova natureza de Deus é que podemos de fato ser salvos. Por isso repito mais uma vez: Não há salvação sem arrependimento e transformação! Então, adeus velhas manias, velhas atitudes, velhos pensamentos, velhas vontades, velhos pecados e iniquidades!!!

"Salvação não é medo do inferno... É desejo de estar com Deus!"
Ariovaldo Ramos

Continua...

Carol Mattos

Nenhum comentário: